origem

Atentem bem nisto!

O Benfica equipa de Vermelho e não de encarnado.
Pois:
encarnado é uma alma ou espírito que ocupa temporariamente um corpo humano que posteriormente irá desencarnar, e talvez, reencarnará novamente.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vencemos mas não convencemos II


Eu expliquei o que não me agradou, fundamentalmente a defesa, e o que mais me irrita é que os problemas são os mesmos desde o inicio da época.

Alertei já há bastante tempo para o desequilibro que existia no nosso meio campo, o Javi Garcia não pode ser pau de toda a obra e estar em todo o lado a acudir a todos os lances, necessitava de apoio. E dentro da táctica concebida por JJ o ano passado quem fazia esse apoio era o Ramires ( que até nos jogos fora do estádio da luz jogava mesmo na posição de médio defensivo).

Este ano não há Ramires, existe o Salvio que tem valor mas não possui grandes características defensivas.

Quanto a Gaitan, finalmente jogou na posição que devia, a nº 10, na posição do Aimar, introduzindo a variação de fazer a diagonal para a esquerda, muito bem a meu ver, pois cria situações de superioridade numérica na ala esquerda( ele e o Coentrão) e levando consigo sempre um defesa abre espaços para os 2 avançados ao centro. Gaitan é o substituto natural no plantel do Aimar, também já o tinha defendido anteriormente. Sendo assim, a variante introduzida pela movimentação diferente de Aimar foi dos aspectos mais interessantes do jogo de ontem.

Ontem também se notou que David Luiz já deve ter levado nas orelhas pelas suas subidas no terreno sem critério, que me lembre, tentou sair uma vez a jogar e perdeu a bola sendo obrigado a recorrer à falta e as tentativas dele pararam por aquele lance.

Ontem portanto, e pela 1ª vez esta época (com excepção da 2ª parte do jogo com o Hapoel na Luz), a equipa jogou equilibrada entre sectores e a qualidade de jogo da equipa foi bem melhor e mérito para Cardozo que regressou ao seu nível e Saviola que finalmente parece que voltou aos golos. Já se viu a pressão alta, o Beira Mar com excepção de um lance que David Luiz perdeu infantilmente por estar a "dormir" em vez de estar a fazer a marcação (o tal lance em que a bola foi ao poste na 2ª parte) só chegou à baliza de bola parada............ora, já estou a chegar ao ponto mais negro, as bolas paradas.

Alguém me pode explicar como é que se sofre tanto golo de bolas paradas?! A letargia dos jogadores em reagir, a própria colocação destes está completamente errada. Ou se faz um linha e com um movimento de pêndulo a quando da marcação do livre se coloca a maioria dos jogadores em fora de jogo ( basta fazer isto uma ou duas vezes que os adversários deixam de sair disparados para a baliza e fica bem mais fácil de defender) ou ficamos paradinhos a ver jogar enquanto os adversários atacam activamente a bola e marcam golos. Nos cantos a coisa até não está má mas nos livres para a área, juro que às vezes só me apetece fechar os olhos de medo do que pode surgir.

E os livres ofensivos?! Vou só destacar um aspecto que aconteceu ontem em que me leva a duvidar se realmente estes lances estão treinados: ontem no final da 2ª parte houve uma falta sobre Gaitan na esquerda e Coentrão dirigiu-se para a cobrança da mesma..ora quem é que também apareceu lá a querer marcar o livre, lembram-se de quem foi?! Foi o David Luiz...o David Luiz devia estar na área a aproveitar a sua estatura e poder de impulsão mas foi tentar cobrar a falta. Se o treino existe, existem jogadores treinados e encarregados da cobrança dos livres, ponto final!

No próximo jogo já veremos se a colocação do Rúben Amorim foi casual ou propositada. Gostei do jogo de ontem, mas eu quero mais, quero o melhor para o Benfica, peço desculpa se sou exigente. A defesa não me agrada nem um bocado e uma equipa que não defende bem não ganha nada. E fundamentalmente é por isso que esta equipa ainda não me convenceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário