origem

Atentem bem nisto!

O Benfica equipa de Vermelho e não de encarnado.
Pois:
encarnado é uma alma ou espírito que ocupa temporariamente um corpo humano que posteriormente irá desencarnar, e talvez, reencarnará novamente.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Benfica é o Benfica

Ora amigos, vou tentar não fazer nenhum post sobre em quem votar ou coisa parecida. Como sócio vou analizando o que vai acontecendo e no dia das eleições decidirei por mim. O que dizem hoje, amanhã é mentira, por isso no dia vejo! O que me levou a esta atitude foi: Numa das capas dos desportivos diz que Rangel conta com Rui Costa. Afinal, o Rui Costa está com esta direcção, contra ela, ou o Rui Rangel vem para dar continuidade ao que temos, se assim for, que não se candidate, trocar por trocar...Bem, mas disse que não ia falar das eleições.

Bem vamos ao tema deste post mais propriamente. Aconselho os benfiquistas a ler o livro 12 erros que tramaram o nosso Benfica, e lá encontrarão algumas das coisas em que me baseei para escrever o seguinte...
O Benfica tem um presente, esperemos que tenha um futuro glorioso, mas não podemos negar o seu grande passado. E como o Benfica só existe porque houve pessoas que por aqui passaram, deixo cerca de 50 nomes (alguns com algum comentário meu do porquê) de pessoas que para mim se notabilizaram ao serviço do Glorioso, ou mesmo de camisola vestida dentro de campo. Provavelmente estes nomes passarão a viver numa das laterais do nosso blogue para ninguém se esquecer deles, para o bem ou pelo mal que nos causaram, para não se voltar a repetir. Tenham paciência pois parece-me que isto será um bocadinho extenso, para o habitual que escrevo. A ordenação, não é específica, nem por antiguidade, nem por importancia...
Gostaria de ver os vossos comentários, estejam à vontade.

Começa então a lista:
  1. Cosme Damião - Todos conhecem certamente, ou devem ir ler um bocadinho da nossa história.
  2. Manuel Goularde - O senhor faz tudo, por várias vezes no início da nossa fundação, evitou que o clube terminasse.
  3. Borges Coutinho - Um dos presidentes mais vitoriosos que já passou pelo Benfica, acho que podíamos ter um lugar no estádio para honrar este senhor que em 8 épocas à frente dos destinos do clube, foi 7 vezes campeão e ganhou 3 taças de Portugal...
  4. Eusébio - Toda gente já sabe o que ganhou, segundo a IFFHS o melhor goleador de sempre em Portugal e o 23º do mundo. O jogador com mais campeonatos ganhos pelos SLB (11), 7 vezes melhor marcador do campeonato, e melhor marcador do benfica em competições europeias...muito mais haveria a dizer...
  5. Mário Coluna - Outro moçambicano que levou longe o nosso nome, o grande capitão, que espalhou respeito por essa europa fora, até Maldinni lhe fez uma vénia antes de uma final da Taça dos Campeões Europeus...Isto é Respeito!
  6. José Águas - Para já o único jogador que conseguiu ser bi-campeão europeu (anos seguidos) incluíndo nisso, tê-lo feito como capitão e melhor marcador da prova! Além de nos ter dado também até agora o último jogador português a jogar por nós e a ser o melhor marcador isolado (Simão Sabrosa foi a par de Fary...
  7. José Augusto - 11 épocas, 13 títulos pelo clube, não jogava sozinho, mas chegou a ser considerado o melhor na sua posição na época em que jogava.
  8. Cávem - Nome por muitos esquecido, leiam o livro, pois não quero esquecer nada que ele fez, por isso só o nome...
  9. Torres - O bom gigante! 
  10. António Simões - Outro grande jogador e nome incontornável do nosso clube. O único jogador que foi deputado (1976).
  11. Otto Glória - Talvez o primeiro Mourinho do mundo...foi ele que mandou criar o lar do jogador...e começou com os estágios antes dos jogos...Novos métodos de treino e vencedores. Tem passagem pelos nossos rivais, mas não me parece que tenha saído incompatibilizado com alguma coisa do clube, por isso merece estar na lista por aspectos positivos.
  12. Bella Gutman - o Treinador Húngaro Bi-campeão europeu, pena ao ter saído ter deixado uma maldição que ainda hoje não conseguimos quebrar, apesar de estar-mos em várias finais e uma delas perdemos por sofrer um golo em casa...
  13. Mário Wilson - Um senhor, apesar de ter jogado na académica, quando o assunto é o Benfica, ele diz sempre presente, e por 3 ou 4 vezes assumiu o cargo de treinador interino, não deixando a equipa ao Deus Dará...Dono de uma simpatia incrível e um saber estar no futebol, que muita gente devia ter aprendido com ele.
  14. Jimmy Hagan - O treinador mais jogos invicto na Luz - 63 jogos, 58 vitórias e 5 empates. Também foi o melhor campeão de sempre, terminando o campeonato de 72/73 com 30 jornadas só com 2 empates e 28 vitórias.
  15. Jonh Mortimore - Além do que fez e ganhou, é também o último treinador a ter ganho uma dobradinha pelo nosso clube já na longíqua época de 1986/1987. (acorda Jesus)
  16. Sven Goran Ericksson - O Sueco que nos levou a 2 finais europeias, além de ter trazido um futebol atacante e atractivo.
  17. Toni - Grande nome do nosso clube, embora ultimamente tenham tentado deita-lo abaixo com os contra-informação a apelida-lo de bêbado...Ele não merece! Obriagdo Toni, pelo que fizeste e ganhaste pelo nosso clube. É ainda hoje a única pessoa campeã pelo Benfica comp jogador e treinador.
  18. Humberto Coelho - Outro grande capitão da nossa equipa, muito deu o nosso clube. Gostaria de ver o que faria ao serviço do clube como treinador, mas agora já deve ser tarde, gostei de o ver na selecção no Euro 2000, ele e o seu ferrari vermelho! Ele que com Toni, Veloso e talvez mais alguns, para mim fazem parte do grupo dos bigodes fantásticos do Benfica. É também o central com mais golos pelo Benfica 113!
  19. Costa Pereira -Um bom Guarda-redes, que infelizmente fica com a carreira estragada com aquela final contra o Inter de Milão...Vocês sabem do que eu estou a falar.
  20. Janos Biri - Outro treinador que ganhou no nosso clube coisas boas, não esquecer o nome dele. O primeiro treindar a conquistar uma dobrabinha em 1942/1943.
  21. Vítor Batista - Este lembrar pela situação caricata de parar um jogo para por toda a gente à procura do seu brinco!
  22. Rogério "PIPI" - Avançado dos anos 40-50. É o jogador do Benfica que ainda hoje tem mais golos nas finais das taças de Portugal (15).
  23. Shéu - Outro brilhante talente do Glorioso dos anos 80. Quase 40 décadas de clube, é a pessoa que mais cargos exerceu no SLB (5) - Jogador, Secretário Técnico, Director Desportivo, Treinador Adjunto e treinador Principal.
  24. Chalana - O Chalanix como o apelidaram no Bordéus talvez pelo seu bigode (outro jogador que faz parte do meu grupo dos bigodes fantásticos do Benfica), mas eu desconfio que seria pela velocidade com que jogava e pela magia que espalhava pelo campo só à altura do grande Ásterix e com o Gaulês a ter que beber da famosa poção mágica para chegar ao patamar do Português eheheh!
  25. Pietra - Mais ummítico dos anos 80, a sua farta cabeleira (qual Witsel...) e o seu bigode, aliado à sua capacidade futebolistica, também marcaram um lugar no Benfica.
  26. Néne - Dizem que o homem nunca sujava os calções, mas o próprio diz que por vezes ao intervalo se os mesmos estivessem sujos, ele vestia uns lavados! além de ser dos maiores goleadores de sempre do futebol português. Outro nome que se hoje jogasse ao lado de Cardozo, com Eusébio nas costas a rematar de fora da área, não havaia TIKI TAKA que nos abatesse!
  27. Bento - Os anos 80 foram fartos em bigodes lol Mais um. O redes Kamikase que se atirava aos pés dos adversários para lhes roubar a bola, mal eles entravam na área. Partiu há pouco para o além, mas deixa algumas saudades naquela baliza. ( Os lagartos no seu estádio têm nomes nas balizas, nós podíamos copiar a ideia e colocar numa baliza o nome de Bento e noutra Preud'homme...) Foi também até hoje o jogador mais velho a actuar pelo Benfica com 41 anos, 9 meses e 24 dias.
  28. Veloso - Jogador mais vezes capitão nas competições europeias, Segundo jogador mais vezes capitão de equipa só atrás do grande capitão Mário Coluna. É também o jogador que por mais posições no campo jogou pelo SLB, Só lhe faltou ser Guarda-Redes e Ponta de Lança. E na final contra o PSV apesar de ser eleito o melhor jogador em campo, teve a infelicidade de falhar o penalty decisivo, também foi o único que assumiu a responsabilidade de o fazer!
  29. Valdo - Um senhor do futebol e com uma arte e um cheirinho de bola fantástico.
  30. Magnunsson - O Sueco que apareceu à pouco num jogo de beneficiência, mas bem longe do que mostrou enquanto jogador profissional. É o segundo melhor marcador estrangeiro do Benfica só atrás do Cardozo o nosso actual "Tacuara".
  31. Isaías - Não é o profeta, mas era dono de um pontapé bomba...E o Arsenal de Londres não pode ouvir falar neste senhor! Que grande jogatana ele lá fez...
  32. Ricardo Gomes - O primeiro capitão de equipa estrangeiro, um verdadeiro gentleman na defesa e ao lado de Mozer...Que dupla! 
  33. Mozer - Alguém que ainda hoje sente o Benfica como sentia nos relvados! Sempre um senhor quando se refere ao nosso Benfica na TV!
  34. Preud'Homme - Primeiro Guarda-redes estrangeiro a ser o dono da baliza do Benfica. Realizou grandes épocas, não fosse ele e as épocas 94-99 teriam sido bem mais desatrosas do que foram...Veio para o Benfica acabadinho de ser eleito melhor guarda-redes do Mundial EUA-94, ao serviço da Bélgica.
  35. Rui Costa - Jogou poucas épocas de águia ao peito, mas o seu Benfiquismo é imagem de marca. um nome para a história! De salientar o golo marcado na luz ao serviço da Fiorentina que o levou a não festejar e em vez disso, chorou copiosamente! Um exemplo de verdadeiro amor ao clube!
  36. João Vieira Pinto - O chamado menino de ouro, que até assinou um contrato vitalício com o clube, mas João Vale e Azevedo fez questão de o enviar em 2000 para o outro lado da segunda circular. Só venceu um título pelo Benfica, mas enquanto cá esteve honrou e dignificou a camisola número 8!
  37. Nuno Gomes - Últimamente mal amado por essa internet benfiquista fora, mas o homem está hoje na inglaterra e vai marcando, mas cá vão alguns números dele no Benfica. Falha muitos golos? Sim falha, mas o Cardozo por exemplo falha penaltys, como nunca vi o Nuno Gomes falhar! 9º Melhor marcador de sempre do clube com 165 golos, 11º jogador com mais jogos pelo clube -398 jogos, 5º melhor marcador nas competições europeias - 23 golos atrás de Eusébio, Néne, José Augusto e Cardozo, 6º Jogador com mais jogos nas competições europeias - 66, 8º melhor marcador do Benfica no campeonato com 125 golos. Ainda acham que merece ser desprezado por alguns blogues?
  38. Mantorras - Aquele jogo na Póvoa de Varzim...dizia João Malheiro no fim " Deixeem jogar o Mantorras". Muita porrada levou o angolano dos centrais do Varzim. A partir daí era sempre fustigado por entradas duríssimas até que o joelho dele cedeu, nunca chegou a um patamar que poderia e merecia ter chegado. Mas mesmo assim sempre empolgou a equipa em 2004/2005 quando Trapattoni o metia. O estádio entrava em euforia e ele lá resolvia o jogo a nosso favor. Alguém que se sente agradecido a Luís Filipe Vieira, mas reconhece que o Benfica sempre o ajudou!
  39. Fehér - O malogrado húngaro que depois de passar pelos corruptos do norte e pelos guerreiros do minho, veio vestir a nossa camisola 29 e faleceu a 25 de Janeiro de 2004 em pleno estádio D. Afonso Henriques durante um jogo contra o Vitória SC, após ter visto um cartão amarelo - foi vítima de paragem cardíaca. O presidente do Benfica no dia seguinte garantiu, e até hoje mantém-se a promessa, que a camisola 29 nunca mais seria vestida por nenhum jogador do Benfica.
  40. Simão Sabrosa - Um craque do novo milénio na nossa equipa. Contratado ao Barcelona, e formado no rival Lisboeta, mas segundo dizem, Benfiquista desde pequenino. Foi uma vez melhor marcador do campeonato com a nossa camisola a par do beira-marense Fary, Terceiro jogador do benfica mais vezes capitão nas competições europeias (29) só atrás de Coluna e Veloso. 5ª transferência mais cara - venda para o Atl. Madrid por 20 milhões de euros mais 2 jogadores do Atl.Madrid (que nunca vi cá aparecerem). A compra mais cara 13 Milhões de euros em 2001. Um nome a não esquecer também.
  41. Luisão - O capitão que após uma entrada no clube que deixou a desejar, mostrou após as épocas ser uma peça fundamental na equipa, chegando a capitão de equipa. Vai manchar-lhe para sempre a carreira o protesto ao árbitro alemão naquele jogo treino com o Fortuna de Dusseldorf, levou 2 meses de suspensão. Mas tem muitas coisas positivas que abafam qualquer parte negativa. 2 campeonatos ganhos, 1 taça de portugal, 4 taças da liga, Jogador do benfica com mais jogos nas competições europeias, jogador estrangeiro com mais jogos pelo clube, mais de 300, além de ser um líder nato.
  42. Dí Maria - Um puto argentino que demorou a despontar na luz. quando despontou, Mourinho levou-o...Segunda venda mais cara do clube 33 milhões para o Real Madrid em 2010, já suplantado pelos 40 milhões do belga Witsel...
  43. Aimar - El mago argentino, é o ídolo do astro Messi, mais nada a dizer!
  44. Saviola - Rescindiu com o Benfica para ir jogar para o Málaga, eu acho que ainda poderia dar algo ao clube, como experiência nas horas de aperto, mas Jesus fez questão de mostrar a todos que não contava muito com ele. Nas 2 primeiras épocas formou com Cardozo um dupla no ataque mortífera, que nos valeu o campeonato de 2009/2010.
  45. Cardozo - El Tacuara, Tenham cuidado, ele é perigoso, ele é o Óscar Tacuara Cardozo! Maior goleador estrangeiro do clube no campeonato, com mais de 70 golos actualmente. Maior goleador estrangeiro no tatal do clube com mais de 100 golos pelo clube. Na altura, em 2007 custou 11,5 milhões de euros, provavelmente já mais que pago o seu valor pelo que deu ao clube!
  46. Capdevilla - Um Flopp de Jesus o homem veio e que melembro acho que jogou só um ou dois jogos oficiais. Entra na história do clube, por ser o primeiro jogador a entrar no futebol português, com o título de campeão do Mundo e da Europa de selecções (Espanha). Saiu na época seguinte. Ter em atenção para não voltar a acontecer situações destas...
  47. Jorge Jesus - A par de Toni (se não estou em erro, ) os únicos treinadores portugueses campeões pelo Benfica. Já podia ter ganho mais coisas, não fosse a sua estúpida teimosia ... (Encostar Saviola no plantel, manter Roberto na baliza após 4 jogos tenebrosos do Espanhol e muitos mais erros de palmatória) mas devolveu-nos o título em 2009/2010. Mas tem de mostrar mais serviço e dar mais valor à Taça de Portuga!
  48. Vale e Azevedo - Caros Sócios, aquando das eleições, vamos todos tentar que não voltem entrar ladrões destes cá dentro! Palhaçadas foi com este senhor...Para mim, a maior foi a pseudo compra do Sigurd Rusfeldt o ponta de lança norueguês que foi apresentado, vestiu a camisola na sala de imprense e nunca o vi dentro do campo, acho que nem treinou...Além de ter roubado a equipa de forma escandalosa. E também a transferência de Ovchinikov, para o Porto, Via Alverca...
  49. Rui Àguas - Último jogador português a vencer o título de melhor marcador do campeonato pelo Benfica isolado. Pena ter representado os Azuis do Freixo. Bem que teve um pai que lhe fechou a porta de casa, até ele sair do clube corrupto.
  50. Águia Vitória - O nosso símbolo Vivo. Somos o primeiro clube do mundo a presentear os sócios nos jogos todos em casa com um vôo do nosso símbolo. Já outros clubes se seguiram...Os próprios de Alvalade já apresentaram um Leão Branco, masi foi só uma vez!
Dito isto são 36 Jogadores, 9 Treinadores, 4 Dirigentes e 1 Símbolo do Clube, que na minha singela opinião nunca deveremos esquecer, quer pelo bem que fizeram, quer pelo mau desempenho que tiveram, para que não volte a acontecer!

Sem comentários:

Enviar um comentário